O que muda na nossa qualidade de vida com as mudanças no fazer pedagógico ao utilizar tecnologias digitais? Acesse nosso texto sobre este tema no Blog e reflita sobre a sua experiência.
Como manter nossos valores respeitados em um ambiente educacional em evolução? Leia o texto"Valores pessoais: respeitá-los é fundamental para a sua felicidade" . Esta leitura poderá ajudar em suas reflexões!
Nos tempos atuais, com as novas exigências do mercado de trabalho, o que devemos priorizar em nosso fazer pedagógico? Leia o post sobre Educação para a cidadania global, baseada no relatório da UNESCO, e reflita com a gente!
Você acredita que seu MINDSET pode interferir em sua qualidade de vida pessoal e profissional? Para iniciar suas reflexões, sugerimos assistir ao vídeo ilustrativo MINDSET em nosso Blog!
Você acredita ser responsável pelo clima escolar onde trabalha? Leia o texto "Como o aumento da violência nas escolas afeta o professor?" publicado no site da Nova Escola sobre clima escolar e reflita com a gente!
O pensamento computacional pode melhorar a nossa qualidade de vida? Veja o texto sobre Pensamento Computacional em nosso blog e pense sobre isso!
Educadores, conflitos são bons ou devem ser evitados ao máximo? Leia o post do Blog sobre Conflitos na pós-pandemia e veja a importância do processo de conflito!
Veja o vídeo postado no nosso Blog com título: A LOOK AT TEACHING POST-COVID 19 / TO THE POINT e veja relatos de professores nos EUA sobre isso! Qualquer semelhança com a nossa realidade não é mera coincidência!
As escolas estão adotando cada vez mais a metodologia de projetos, em especial no Novo Ensino Médio. Será que saber trabalhar com projetos pode ajudar a planejar nossa aposentadoria? Leia em nosso Blog o texto referente a este questionamento e veja se pode ajudar você!
Como identificar o discurso de ódio e o que fazer? Leia o texto no nosso Blog, referente ao discurso de ódio e impactos na educação, e reflita com a gente!
Educadores, vamos pensar sobre isso em nossa vida ? Leia o texto de nosso Blog sobre este tema e reflita com a gente!
Para gerenciar projetos, algumas competências e habilidades são necessárias. Leia o texto de nosso blog referente a este tema e veja a importância pessoal e profissional!
O que nós educadores podemos fazer a este respeito? Leia o texto de nosso blog e reflita com a gente!
Será que uma mesma pessoa pode apresentar reações, comportamentos e ações diferentes dependendo do ambiente de trabalho no qual atua? O que fazer frente a essa possibilidade?
Stuart Russell, professor da Universidade da California, especialista e crítico de Inteligência Artificial (IA), autor de Compatibilidade Humana: Inteligência Artificial e o Problema de Controle (sem versão no Brasil), é considerado pioneiro no campo que chama de "Inteligência Artificial compatível com a existência humana". O que você acha desta proposta? Leia o artigo que discute este tema no link indicado abaixo e nos ajude a refletir sobre o assunto!
Você acredita ser importante adotar o metaverso na educação? Já pensou nisso? Leia o texto indicado pelo link abaixo e reflita com a gente!
Estamos sempre aplicando métodos ativos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de nossos estudantes. Será que estes métodos não poderiam ser úteis para nós também? Leia o texto sobre este tema em nosso blog, e reflita com a gente!
Alunos de escolas públicas do país falam o que querem para a educação básica. Mercado de trabalho, tecnologias e preparo para ensino superior são os destaques. Confira!
Educador, qual a importância de sabermos como é a cultura organizacional dos ambientes de trabalho? Leia o texto sobre este tema em nosso blog e veja se concorda com nossas reflexões!
Leia o texto sobre este tema em nosso blog e reflita com a gente!
Acesse este vídeo de Carlos Sampaio, especialista em mundo corporativo e um educador nato, para saber as diferenças entre estas duas funções.
Como serão os filhos da Geração Z em nossas salas de aula? Como podemos nos preparar para isso? Leia o texto sobre este tema no nosso blog e nos ajude a pensar em propostas para a Educação.
Veja o que são estes termos e reflita com a gente no nosso Blog!
O que são os Baby Zoomers e como podemos relacioná-los aos nossos estudantes? Leia o texto sobre este tema em nosso blog e reflita com a gente!
Veja neste artigo de leitura rápida algumas dicas de como potencializar seu pensamento crítico . Imagem retirada de https://br.freepik.com/fotos-gratis/colegas-homens-e-mulheres-atenciosos-seguram-o-queixo-e-estao-concentrados-em-resolver-o-problema-olhe-diretamente_10521278.htm#query=critical%20thinking&position=1&from_view=search&track=sph
Dolor sit amet, consectetur adipisi cing elit, sed do eius mod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Dolor sit amet, consectetur adipisi cing elit, sed do eius mod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Já ouviu falar em design como modelo mental? Veja o vídeo a seguir e reflita sobre isso!
O Chat-GPT veio para causar um verdadeiro alvoroço entre educadores. Muitos aprovam essa ferramente, outros acreditam que ela deveria ser proibida nas escolas, evitando seu mau uso pelos estudantes. O quer você acha disso? Já utiliza o Chat-GPT? Leia nossas publicações sobre o assunto no blog e no Instagram Profissão Educador!
Veja este vídeo de Rodrigo Bressan, especialkista em saúde mental. Conceitos importantes são contextualizados e fundamentados.
Veja este vídeo de Brené Brow, uma professora pesquisadora na Universidade de Houston e reflita sobre o quanto precisamos acolher e aceitar a nossa vulnerabilidade. A foto em destaque foi retirada do Freepik.
A Blend-Edu é uma Startup ligada à inclusão. Possui muitos materiais e informações que podem ser úteis para escolas e empresas que estejam de fato preocupadas em mudar sua cultura organizacional em nome da inclusão.
Você acredita que nós educadores realmente valorizamos a nossa profissão no dia a dia? Leia o texto indicado a seguir e reflita comigo!
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Atuou como professora e orientadora nos projetos de inclusão de tecnologias da comunicação na área da educação pela Escola do Futuro da USP. É praticante de Comunicação Não-Violenta (CNV) desde 2013, onde descobriu o poder de uma escuta profunda e como isso pode afetar a comunicação e melhorar as relações humanas, promovendo conexão e acolhimento. Em 2020, conheceu o Thinking Environment ou “Ambiente para Pensar”, abordagem criada pela Nancy Kline, que permite criar um ambiente de escuta apreciativo, levando as pessoas a removerem bloqueios e praticarem o pensamento independente.
Hoje, Patrícia é Facilitadora de Reuniões e Coach em Thinking Environment, certificada pela Time To Think, além de ser uma das organizadoras do projeto Escuta Viva, onde oferece práticas de escuta, cursos, palestras e atendimentos focados na comunicação e nas relações