Chat-GPT está dando o que falar entre educadores! E você, o que acha?
Existem controvérsias relativas ao Chat-GPT no mundo educacional, mas essa ferramenta poderosa de Inteligência Artificial certamente entrará rapidinho nas salas de aulas do país e do mundo. Claro que nós educadores estamos vivenciando um misto de surpresa, angústia, medo e resistência frente a mais essa tecnologia. O que podemos fazer? Testar e conhecer para ver possíveis aplicações positivas, limitações, capacidades, perigos.
Veja este depoimento de uma de nossas colaboradoras, Girlene Lopez Sismotto, que atua há mais de 25 anos na educação privada:
“Confesso que inicialmente achei uma ferramenta “perigosa”, pensando exclusivamente na questão do plágio, de não poder identificar uma autoria. No entanto, fui percebendo que pode sim ser usada ao favor dos professores, fornecendo possibilidade de informações e caminhos de raciocínio diferentes dos nossos. Olhar sobre essa perspectiva é bem interessante e desafiador. Você professor sempre será o autor da sua própria narrativa.”
Um dos maiores receios de educadores é a possibilidade de plágio por parte dos estudantes através desta ferramenta. O ponto é….existem muitas outras formas de fazer plágio. Precisamos passar valores ao educando, mostrando a ele como o plágio tira a possibilidade de se aprimorar em pensamento crítico e conhecimentos ao longo de sua vida estudantil, e que isso fará muita falta em sua vida.
No caso de educadores, o Chat-GPT pode trazer muitas possibilidades de realizar atividades do dia a dia como elaborar rubricas, relatórios, palestras, com economia de tempo. Mas para isso, é preciso saber muito bem o que pretende pesquisar a partir desta IA, fazer perguntas pertinentes com as limitações da ferramenta e, claro, ter um bom conhecimento sobre o tema pesquisado, avaliando criticamente o que vem como retorno da IA.
Cuidado com seu modelo mental neste caso….
Nosso modelo mental frente a novas ferramentas tecnológicas é, no geral, mais fixo, resistindo inicialmente por acreditarmos que representará mais demandas do que benefícios. Essa forma de pensar tem um histórico que justifica! Sabemos o quanto trabalhamos durante a pandemia, por estarmos totalmente dependentes de tecnologias para darmos nossas aulas. Entretanto, fica aqui uma dica: o Chat-GPT pode te ajudar a economizar tempo!
Leia um pouco mais sobre este assunto em:
https://mundoconectado.com.br/artigos/v/31327/chat-gpt-o-que-e-como-funciona-como-usar
Coloque sua opinião, relato de experiência, sugestões e críticas. Compartilhe conhecimentos!