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A cultura organizacional e sua influência em nossas ações, reações e planejamentos

Vamos retomar um tema muito importante para o nosso dia-a-dia em escolas e espaços de educação: nosso comportamento em diferentes ambientes de trabalho. Se você ainda não leu o primeiro texto sobre este assunto, acesse o link a seguir!

 https://educadorprofissao.com.br/2022/11/07/o-local-de-trabalho-influencia-nosso-mindset/

Um ponto fundamental para entendermos a razão de mudarmos nosso comportamento em diferentes ambientes de trabalho, mesmo que as situações enfrentadas sejam muito semelhantes, é a influência da cultura organizacional local. Basicamente, a cultura organizacional é a personalidade da empresa ou instituição. Ela inclui diversos fatores, entre os quais a comunicação, as crenças, as tradições, os valores, a história, a missão, a maneira como as pessoas se relacionam e a expectativa de performance dos colaboradores. 

Saber sobre a cultura de uma organização é importante pois informa sobre o que a mesma tem como focos. Por exemplo, existem empresas que primam pela lucratividade, outras priorizam o trabalho colaborativo e as conquistas realizadas. 

Na Educação, temos todo tipo de ambiente/instituições, desde as altamente focadas em lucro, sendo competitivas e não investindo no educador até aquelas que investem muito em seus colaboradores, oferecendo cursos de especialização e participação em congressos. Muitas optam pela inovação e trabalhos em equipes, já outras investem mais em tecnologias e marketing. 

O que importa mesmo é saber qual é a cultura da organização que estamos atuando ou pretendemos trabalhar, para ver se nossos valores pessoais combinam ou não com ela, pois a cultura organizacional irá influir muito em nossas ações, reações e planejamentos. Em outras palavras, o nosso MINDSET será afetado e influenciado por esta cultura! Existem casos de profissionais que chegam a adoecer por conta de atuarem em locais cuja cultura organizacional não é compatível com seus valores mais básicos, e muitas vezes eles não enxergam isso como sendo uma possível causa de seu adoecimento.

Como podemos conhecer a cultura organizacional de uma escola?

Primeiramente, precisaremos ter uma postura questionadora e observadora.

As perguntas vão desde a missão e os valores defendidos até as formas de comunicação, estruturação, nível de investimento em assumir riscos, como é o ritual de tomada de decisões, como os funcionários podem contribuir com a missão, como a instituição apoia o desenvolvimento profissional e o crescimento na carreira, como a empresa lida com doenças e quais os principais focos educacionais que defende. 

Na parte de observação, ver como as pessoas que já atuam na instituição agem de maneira mais frequente em diferentes situações, o que elas falam sobre o dia-a-dia na empresa, como se sentem pertencendo a este local de trabalho, tudo isso pode fornecer dicas importantes sobre a cultura organizacional. 

Por que investir em habilidades de comunicação, independente da empresa?

A comunicação está diretamente relacionada com a cultura organizacional. Se você é um profissional com fortes habilidades em comunicação, poderá ter mais facilidade em se adaptara diferentes ambientes de trabalho e poderá conseguir o apoio que precisar. 

É preciso saber interagir de maneira assertiva, não violenta e positiva com os diferentes departamentos, principalmente em atividades interdisciplinares como projetos educacionais, estudos do meio, reuniões pedagógicas, e esta interação deve basear-se na cultura organizacional. Existem ambientes mais fechados, com interações mais distantes entre seus colaboradores, enquanto outras promovem verdadeiros rituais de confraternização ao longo do ano. Participar destes eventos é essencial para manter um bom relacionamento não apenas com seus colegas mais próximos, mas com a comunidade escolar. Isso pode fazer muito diferença em sua qualidade de vida dentro da instituição. 

Um ponto importante é saber se comunicar de maneira a não se expor desnecessariamente e evitar comentários que possam ser mal interpretados gerando conflitos, mas esse tema é parte de outras postagens!

Fonte consultada e adaptada:

Foundations of Project Management

Google – https://www.coursera.org/learn/project-management-foundations

Fonte da imagem destacadahttps://br.freepik.com/fotos-gratis/grupo-de-pessoas-trabalhando-no-plano-de-negocios-em-um-escritorio_5495105.htm#page=4&position=14&from_view=popular

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Patrícia Narvaes

Atuou como professora e orientadora nos projetos de inclusão de tecnologias da comunicação na área da educação pela Escola do Futuro da USP. É praticante de Comunicação Não-Violenta (CNV) desde 2013, onde descobriu o poder de uma escuta profunda e como isso pode afetar a comunicação e melhorar as relações humanas, promovendo conexão e acolhimento. Em 2020, conheceu o Thinking Environment ou “Ambiente para Pensar”, abordagem criada pela Nancy Kline, que permite criar um ambiente de escuta apreciativo, levando as pessoas a removerem bloqueios e praticarem o pensamento independente.
Hoje, Patrícia é Facilitadora de Reuniões e Coach em Thinking Environment, certificada pela Time To Think, além de ser uma das organizadoras do projeto Escuta Viva, onde oferece práticas de escuta, cursos, palestras e atendimentos focados na comunicação e nas relações