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Educadores, o quê a vivência em metodologia de projetos pode nos trazer como autoconhecimento?

A GOOGLE oferece diversos cursos interessantes, e um deles estou participando agora:

Foundations of Project Management

Este curso possui diversos módulos com conteúdos que abrangem desde o conceito de projeto até ferramentas para seu gerenciamento. 

Ao estudar mais profundamente as competências e habilidades de um bom gerente de projetos, comecei a pensar sobre a importância de termos uma vivência em Metodologia de Projetos para o nosso autoconhecimento, uma vez que as situações que enfrentamos no dia-a-dia de projetos requer a mobilização mais forte de pelo menos 4  competências e habilidades:

  1. Capacidade de tomar decisões
  2. Comunicação
  3. Flexibilidade
  4. Organização

Cada uma delas requer habilidades específicas. Por exemplo, a FLEXIBILIDADE  inclui gerenciamento de emoções, empatia, planejamento, capacidade de adaptação à mudanças e desafios, capacidade de prever riscos e considerar soluções com antecedência. 

Desconsiderando mudanças relacionadas à sua saúde uma vez que sua análise é mais complexa, ao aparecer uma mudança inesperada em sua vida ou no trabalho, como você reage?  Quais emoções surgem? Você percebe uma resistência imediata ou consegue se adaptar rapidamente? Você tenta ver o lado da pessoa/instituição que quer/propõe a mudança? 

Se nos observarmos apenas em relação a Flexibilidade ao trabalhar com projetos, poderemos obter dados importantes sobre o nosso comportamento e reações, e refletirmos sobre nossos pontos fortes e aqueles que podem ser melhorados. 

Pensem nisso ao trabalhar com projetos! 

Fonte da imagem destacada: freepik.com 

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Patrícia Narvaes

Atuou como professora e orientadora nos projetos de inclusão de tecnologias da comunicação na área da educação pela Escola do Futuro da USP. É praticante de Comunicação Não-Violenta (CNV) desde 2013, onde descobriu o poder de uma escuta profunda e como isso pode afetar a comunicação e melhorar as relações humanas, promovendo conexão e acolhimento. Em 2020, conheceu o Thinking Environment ou “Ambiente para Pensar”, abordagem criada pela Nancy Kline, que permite criar um ambiente de escuta apreciativo, levando as pessoas a removerem bloqueios e praticarem o pensamento independente.
Hoje, Patrícia é Facilitadora de Reuniões e Coach em Thinking Environment, certificada pela Time To Think, além de ser uma das organizadoras do projeto Escuta Viva, onde oferece práticas de escuta, cursos, palestras e atendimentos focados na comunicação e nas relações