O que é aprendizagem segundo a Neurociência?
Por Girlene Lopes Sismotto
Numa pesquisa rápida, você vai encontrar definições das mais diferentes relacionadas à psicologia do desenvolvimento. Piaget, Vygotskiy, Wallon são alguns dos pesquisadores que se debruçaram sobre a questão da aprendizagem, principalmente, em relação ao processo de desenvolvimento humano.
Meu objetivo é mais simples! Gostaria de falar sobre o processo de aprendizagem no nível neurológico, que ocorre desde que nascemos até o momento de nossa morte. Diferente do que muitos podem acreditar, embora da infância à fase adulta temos um BOOM de aprendizagem e formação de conhecimento, nos idosos, o processo pode ser mais lento, mas continuamos a aprender!
Então, basicamente, o que é aprendizagem em Neurociência?
Para Kandel, “ o aprendizado refere-se a uma mudança de comportamento que resulta da aquisição de conhecimento acerca do mundo, e a memória é o processo pelo qual esse conhecimento é codificado, armazenado e posteriormente evocado”, ou seja , não há aprendizado se não conseguimos memorizar cada nova informação que captamos e esse novo conhecimento adquirido pela aprendizagem, nos possibilita uma leitura do mundo mais ampla e eficiente, ampliando nossa capacidade de memorização, que nos leva a um novo comportamento frente as situações que vivenciamos e assim por diante.
Mas o que é memorizar uma informação?
No senso comum, diríamos que é guardar essa informação no cérebro, certo? De certa forma sim, mas como guardamos essas informações? Na verdade, isto ocorre mediante a formação de novas sinapses entre neurônios. Melhor do que tentar explicar isso rapidamente sugiro que assistam o vídeo acessível pelo link abaixo – How memories form and how we lose them – Catharine Young. A pesquisadora explica de forma bem didática como ocorre o processo de memorização e quais fatores interferem nesse processo:
E a aprendizagem? Bem, no processo de formação e consolidação das sinapses, a aprendizagem e o treino são fatores importantes pois podem levar à criação de novas conexões e a facilitação do fluxo de informações dentro de um circuito nervoso. Segundo Cosenza, a aprendizagem pode levar não só ao aumento da complexidade das ligações em um circuito neuronal, mas também à associação de circuitos até então independentes. É o que acontece quando aprendemos conceitos novos a partir de conhecimentos pré-existentes.
A aprendizagem é consequência de uma facilitação de passagem de informações e depende de consolidação e sentido. Ou seja, se uma informação não é importante para o indivíduo, não é retomada e revista, ela tem grande chance de não fortificar as ligações entre os neurônios e, portanto, não se consolida como memória e deixa de se aprendida.
Resumindo, do ponto de vista neurobiológico, a aprendizagem se traduz pela formação e consolidação das ligações entre as células nervosas (memorização). É fruto de modificações químicas e estruturais no sistema nervoso de cada um, que exigem energia e tempo para se manifestar. Professores podem atuar facilitando o processo, mas em última análise, a aprendizagem é um fenômeno individual e privado e vai obedecer às circunstâncias históricas e biológicas de cada um de nós.
De nada adianta, sentirmos frustração se não atingimos 100 % das pessoas com uma explicação que parece fantástica, obvia e clara, só porque assim acreditamos. Cada indivíduo tem um histórico próprio de informações sedimentadas em seu cérebro e, portanto, assimilar novas informações vai depender do background que cada um tem, desde cognitivamente, emocionalmente, ambientalmente.
Por exemplo, você agora está lendo todas essas informações sobre o que é aprendizagem de acordo com a neurociência, certo? Se você tem poucas informações sobre o que são neurônios e como funcionam, provavelmente dirá isto é muito complexo. Se sua leitura é meramente aleatória, vamos ver o que a Girlene está dizendo sobre aprendizagem, pode não te interessar e simplesmente isto não será armazenado em seu cérebro. Se você, ao ler imaginar que estou sendo reducionista, colocando a questão da aprendizagem meramente no âmbito da Biologia, pode até criar uma aversão ao tema e não se apropriar deste conhecimento.
Mas, se de alguma forma, a leitura se conecta com algumas informações que você tem sobre o tema, se ela te desafia e instiga e te faz pensar o quanto é importante entender que cada indivíduo tem um tempo de aprendizagem e o quanto isso faz sentido no seu dia a dia, você pode ser estimulada a aprender mais e desenvolver novas conexões.
É importante ter sempre em mente que o aprendizado e a memória são essenciais para o pleno funcionamento e a sobrevivência de pessoas e animais.